segunda-feira, 6 de outubro de 2008

estratégias e táticas no marketing


Quem vem primeiro? A tática ou a estratégia? Para a maioria vem a Estratégia, certo! A tática vem depois. Contudo posso dizer assim como disseram Ries e Trout em marketing de guerra rescentemente reeditado pela M.Books que a tática deve vir antes que a estratégia por que geralmente escolhe-se uma estratégia difícil de se realizar, ou seja falta peças para se fazer a tática.

No futebol por exemplo isso é muito comum, pois os técnicos definem qual vai ser a estratégia para ser campeão e usam um esquema tático 4x4x2 por exemplo e depois descobrem que não têm jogadores habilitados para realizar a tática definida e querem comprar outros jogadores.Então o clube não compra e eles abandonam o time.

Na minha opinião a tática deve então vir primeiro que a estratégia, sempre a estratégia deve começar de baixo para cima. Eu estou aqui falando com você por que a minha tática é essa para me tornar conhecido no marketing uma vez que eu venho de outras áreas e agora estou nesta. Minha verba é muito pequena para me divulgar então aqui a tática se alia a estratégia de custo baixo. Minha estratégia é digital de graça que foi possível por ter um computador, net banda larga, saber escrever e ter um tempo livre para tal. Pode não ser a melhor estratégia do mundo mas para o meu bolso é.

Minha tática está dando certo, pois estou me preparando para a grande batalha de marketing dos anos que se seguem. O comportamento das pessoas estão mudando muito rápido e não podemos ficar de fora do mercado. O mundo está cada vez mais digital e quem não se posicionar assim está com os dias contados acredite...

Nenhum comentário: